Blog

Quando e como limpar os rolamentos de skate

- -
rolamentos de skate

Muita gente fica na dúvida se deve limpar os rolamentos de skate sempre que der uma pequena sujada. Alguns recomendam que a limpeza seja feita no mínimo uma vez a cada três meses, mas dependendo do seu uso, essa frequência deve ser maior.

Deu um rolê e acabou com o rolamento sujo? Relaxa, que a gente te ensina a deixá-lo limpo, como se estivesse novo!

Cuide muito bem deles

Manter os rolamentos limpos, secos e lubrificados são passos vitais para manter sua qualidade e aumentar sua durabilidade. Então limpe sempre que for preciso.

Já que a maioria dos rolamentos de skate são feitos de aço, é preciso tomar certos cuidados na hora da limpeza. Não é qualquer produto que pode ser aplicado, por isso, preste bastante atenção com o que vai usar na hora de limpar!

As instruções valem tanto para os rolamentos de aço quanto para aqueles de cerâmica. A diferença é que normalmente, os rolamentos de cerâmica exigem menos manutenção, juntando menos sujeira no dia-a-dia.

 rolamentos de skate

Preparando o rolamento para limpeza

Seja qual for o produto escolhido para limpar seus rolamentos de skate, primeiro remova todas as rodas – uma chave multifuncional dá conta do recado -, e depois é só puxar o rolamento usando uma chave de fenda ou até mesmo um alicate. Guarde todas as peças (menos as rodas) em um saco plástico, para evitar perder alguma delas.

Para retirar os rolamentos das rodas, existe um extrator de rolamento criado especialmente para isso. Caso não possua um, sem problemas: use qualquer haste de metal que seja fina o suficiente para atravessar a abertura do rolamento.

Caso o rolamento possua escudos, retira essa parte com a ajuda de um alfinete. É muito importante retirar o item, pois se ele continuar no rolamento, a limpeza não será eficaz, e ainda pode danificar as peças.

Limpeza do rolamento

Agora que você já deixou seus rolamentos de skate prontos para serem limpos, é hora de começar a limpeza de fato. Antes de tudo, nunca limpe seus rolamentos com água! Ela fará que o aço enferruje, estragando a sua peça.

Para retirar a sujeira aparente e superficial, você pode usar um pano seco ou até uma escova de dentes velha. Faça movimentos suaves, para evitar riscos no rolamento. Não se preocupe se a sujeira não está saindo; esse passo apenas vai retirar o que está saindo fácil, a limpeza profunda será feita a seguir.

Para limpar a sujeira mais intensa

Para retirar a sujeira impregnada e fazer uma limpeza profunda, é comum utilizar álcool isopropílico ou acetona. Coloque 200ml da solução escolhida em uma pequena bacia e mergulhe os rolamentos. Você vai perceber que a solução começará a ficar bem suja – isso é sinal que está dando certo!

 rolamentos de skate

Feito isso, retire um rolamento de cada vez e dê pequenas batidas na bacia para retirar a solução. Utilize um pano seco e limpo para retirar a solução. Uma boa dica é um spray de ar comprimido, que pode ser achado por cerca de 20 reais online, para garantir que não fique nenhum resíduo no rolamento.

Agora, chegou a hora de lubrificar os rolamentos para garantir a melhor performance possível. Nunca lubrifique seu rolamento antes de limpá-lo! Por mais que possa parecer que está rolando melhor no começo, isso faz com que a sujeira se espalhe e diminua sua precisão.

Para garantir a segurança de suas peças, sempre dê preferência por óleos para lubrificação de rolamentos de skate. Muitas pessoas usam outros tipos de óleos, mas apenas esses foram feitos especialmente para exercer tal função, o que passará mais segurança e não deixará o rolamento pegajoso. Duas gotas de lubrificante por rolamento são o suficiente. Caso seu rolamento seja de cerâmica, apenas uma gota dá conta do recado.

Reinstale os escudos com cuidado. Depois disso, é só instalar novamente nas rodas e montá-las no skate. Garanta que nada está nem solto nem muito apertado, para garantir a melhor performance.

Dicas de limpeza para rolamentos de skate

A maioria dos rolamentos funcionam melhor depois de, aproximadamente, uma hora de uso após a limpeza. Se você for participar de uma competição ou quer tirar o melhor do seu equipamento no rolê com seus amigos, dê umas voltas em um espaço limpo antes de sair.

Caso você prefira usar a acetona ao invés do álcool, sempre use luvas. Uma luva de mercado já é capaz de solucionar o problema, já que o contato prolongado com a pele pode causar pequenas lesões. Também tome cuidado com o local de limpeza: tanto a acetona como o álcool são muito inflamáveis!

Não utilize graxa para lubrificar seu rolamento. A graxa pode danificar as peças, além de acumular mais sujeira. Não use também WD-40, pois esse produto pode acabar danificando as esferas. Dê sempre preferência a produtos feitos e testados com um objetivo. Improvisos domésticos podem parecer econômicos, mas o barato pode sair bem caro.

Gostou do conteúdo? Leia também sobre as 15 pistas de skate mais insanas do Brasil.

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.