Blog

Como escolher o meu primeiro longboard?

- -
longboard

O seu primeiro longboard pode variar bastante dependendo da modalidade que você mais curte. Há quem prefira o downhill e (descidas em ladeiras) ou quem procura um skate para street. Além disso, existe a possibilidade de utilizar o long apenas como meio de locomoção. Para todas essas opções, você pode encontrar combinações de peças que te permitem tirar melhor proveito do seu skate e acertar em cheio na compra do primeiro longboard.

Velocidade ou Manobras?

Dentre todos os estilos, a velocidade e os movimentos são as características que vão definir o tipo do seu primeiro longboard. Por exemplo, se você curte descer ladeira abaixo, além de coragem e equipamentos de segurança, seu long precisará ser mais firme e estável. Já se o seu lance são manobras, seu skate pode ser mais maleável. Além disso, o formato do shape e as rodinhas mudam bastante dependendo da sua modalidade.

Tipos de rodas

A principal diferença entre os tipos de rodas para longboard é o tamanho, a dureza e o formato. Rodinhas maiores, mais macias e com as extremidades retas são indicadas para a prática de modalidades que pedem velocidade. Já as rodinhas menores, mais duras e de formato abaulado, são indicadas para quem vai andar em pistas, ruas e calçadas. E entre esses extremos, existem os meios termos: rodinhas com tamanho mediano, dureza mediana e formato não tão reto e nem tão arredondados. Ideais para quem pratica mais de um estilo.

Tamanho: geralmente de 65mm a 83mm, sendo as menores para um passeio mais urbano e as maiores para alta velocidade. Vale ressaltar que uma roda de speed (velocidade) começa com no mínimo 75mm.

Dureza: de 80A* ou menos são indicadas para alta velocidade por serem mais macias. Entre 80A e 90A, você pode encontrar rodinhas para praticar mais de uma modalidade. E de 90A para cima, são indicadas para o street por serem mais duras.

*A sigla “A” é uma escala utilizada para identificar a dureza da rodinha. Quanto menor for o número que acompanha a sigla, mais macia será a roda, e quanto maior for o número, mais dura será a mesma.

Rolamentos

Se você vem da cultura do skate de street ou patins, já deve ter ouvido falar sobre o Abec. Esse termo é, na verdade, uma sigla e se refere à classificação da precisão de um rolamento. A grande maioria dos rolamentos disponíveis estão classificados entre números ímpares de 1 a 9. E quanto maior for esse número, mais precisão e velocidade o rolamento pode atingir.

Então fica quase óbvio que se você quer praticar modalidades com mais velocidade, o rolamento ideal é o com a ABEC maior. Logo, se você vai andar na cidade ou pistas de street, o rolamento deve ser de uma numeração menor. Correto? Errado! O que vai definir a numeração do seu rolamento é a sua experiência em cima de um skate. ABEC mais rápidas podem te render bons tombos, caso não tenha  intimidade com o esporte.

Uma sugestão legal é ficar entre a Abec 5 ou 7 no começo. Assim você já consegue desenvolver uma velocidade legal tanto na ladeira quanto na rua. E conforme você for melhorando, mude para rolamentos mais rápidos.

Além disso, existem rolamentos específicos para skate, como os Red Bones e os Mini Logo, que possuem padrão próprio de avaliação e são considerados os melhores do mundo.

Tipos de truck

Os trucks para longboard também possuem variações que te permitem aproveitar melhor cada modalidade. Como nas rodinhas e rolamentos, dependendo do truck, sua estabilidade aumenta ou seu amortecimento é maior. E existe uma combinação ideal para cada estilo. Confira:

Tamanho da trave

A barra que liga uma rodinha a outra e as duas à base se chama trave. Quanto maior for a sua trave, mais estabilidade (ótimo para velocidade). E, consequentemente, quanto menor for a trave, mais maleável será o truck, sendo indicado para manobras livres na modalidade street.

Amortecedores

Os amortecedores mais “moles” te permitem executar melhor as manobras de street com movimentos mais agressivos e fechados. Já os amortecedores mais firmes são indicados para quem quer descer uma ladeira com mais estabilidade ou curte fazer slide.

Existem também os trucks duplos e com molas. Os duplos são equipados com dois amortecedores (de borracha) sobrepostos. Esses são mais maleáveis e, portanto, ideais para manobras com mais estilo, tipo surf no asfalto. O mesmo vale para os trucks com molas, que basicamente substituem as tradicionais borrachas dos amortecedores por duas molas paralelas, uma para cada lado do truck. Eles também são mais indicados para curvas fechadas e manobras livres.

Invertidos x Tradicionais

A diferença entre os trucks invertidos (reverse) e tradicionais está basicamente na performance que ele desempenha em curvas e na resistência. Se você procura por um longboard com boa estabilidade em curvas, prefira os invertidos. Agora se o seu lance é manobras, prefira os tradicionais, eles aguentam mais impacto.

Tipos de Shape

Você já deve ter percebido que a regra para a escolha das peças do seu primeiro longboard é baseado na modalidade que você vai praticar. E também que skates mais estáveis são ideais para atingir altas velocidades, enquanto os mais maleáveis são indicados para a execução de manobras. Portanto, com o shape não será diferente: os largos e pesados são mais estáveis, já os shapes finos e leves são mais fáceis de manobrar. Além disso, a escolha também deve levar em consideração a altura de quem estiver andando.

Existem vários modelos de shape indicados para cada tipo de modalidade. Você pode encontrar shapes com desenhos próprios para passeio, manobras ou para rolês com muita velocidade. Se liga:

Longboard Downhill Slide

Essa modalidade combina velocidade com slides ladeira abaixo. Para isso, além de uma rodinha mais dura, o shape mais indicado possui tail e nose para execução de manobras. Seu desenho é parecido com o do skatinho só que maior, permitindo que as curvas sejam bem mais acentuadas e agressivas.

Shapes Indicados:
Shape Longboard Insanos Model Celinho Slide Or Die (9.0 x 4.0) 
Shape Longboard Insanos Model Celinho Slide Or Die Double Deck (9.75 x 40)
Shape Arbor Shakedown (39 X 9.25)

Longboard Downhill Speed

Como o próprio nome já diz, essa é uma modalidade de alta velocidade. Há alguns atletas que alcançam mais de 100 km/h, por isso, o long ideal deve oferecer o máximo de estabilidade. O shape deve ser baixo, bem próximo ao chão. A base do truck atravessa o corpo do shape e é parafusada na superfície de cima (onde fica a lixa), assim o skate fica bem mais baixo. Esse tipo de shape dispensa a necessidade de nose e tail, além de não cobrir as rodinhas.

Shapes indicados:
Sector 9 Arrow Dhd (9.75×39.5)
Jet Tomahawk Rocker (9.7×35.5)
Sector 9 Dojo Dhd (9.75×34.75)

Longboard Freeride

É uma mistura do downhill speed com o downhill slide. Você desce ladeira em alta velocidade executando manobras. Os shapes são rígidos e possuem diversos formatos e variações de tamanho.

Shapes Indicados:
Shape Arbor Backlash 37
Shape Sector 9 Dropper 41 Red
Shape Jet Tomahawk Peace Out 35.5

Longboard Street

 Essa modalidade é bastante parecida com o street que utiliza skates menores, a diferença é que aqui se usa o mesmo  longboard de downhill slide. Por isso, o formato do shape também possui nose e tail, que vão te ajudar a mandar manobras com saltos e também andar no manual (com as rodinhas da frente ou traseiras levantadas).

Shapes indicados:
Shape Longboard Insanos Model Celinho Slide Or Die (9.0 x 40)
Maple Santa Cruz Jessee Eat Shit Pro (8.5×32.2)
Shape Longboard Insanos Model Celinho Slide Or Die Double Deck (9.75 x 40)
Santa Cruz Check Stripe Red (8.6×32.5)
Shape Arbor Shakedown (39 X 9.25)
Santa Cruz PMF Skeleton Silver (8.5×32.2)

Cruising

Essa é a modalidade mais relax de todas. E é indicada para quem quer apenas andar com o skate, sem se preocupar com manobras, muito menos velocidade. Por isso, é indicado um shape que lembre uma prancha de surf.

Shapes indicados:
Longboard Pintail Sector 9 Lagoon (9.1×38.25)
Longboard Arbor Fish GT (8.75×39)
Agacê Maple Flat Cruiser Chamarelli (9.0×33.0)

E aí, já sabe como vai ser o seu primeiro longboard? Há também várias opções de skates que já vêm montados para cada tipo de modalidade. Aí é você quem escolhe!

Leia também:
Um guia completo sobre trucks de skate

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.