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Um guia completo sobre trucks de skate

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trucks de skate

Fabricado em liga de alumínio, os trucks de skate são essenciais para todas as modalidades, seja você um praticante do street ou um amante do longboard. Há vários tipos de trucks, com diversos tamanhos, formatos, acabamentos e, pode ter certeza, uma pequena mudança nessa peça faz toda diferença.

Se você está começando a andar de skate ou está afim de atualizar o seu setup, chega mais.

Street ou Long?

Antes de tudo, vamos dividir os grupos e identificar as principais características de um truck de skate para street e também para a prática do longboard. No street podemos incluir pista, mini-ramp e bowl.

Tamanho: obviamente essa é a principal característica. Isso porque, além do skate como um todo variar de tamanho de acordo com a modalidade, o truck maior ou menor vai definir estabilidade e resistência.

A medida do truck se baseia na largura do “T”.

 

tamanho dos trucks de skate

Confira as medidas.

1 polegada = 2,54 centímetros

Street

Largura do Shape (Polegadas)  Tamanho do Truck (Milímetros) 
7.0 a 7.75 129mm
7.75 a 8.25 139mm
8.25 a 8.75 149mm
8.6 a 9.0 159mm
9.0 a 10.0 169mm

 

Longboard

Largura do Shape (Polegadas) Tamanho do Truck (Milímetros)
9.0 a 10.0 169mm
Acima de 10.0 180mm
Acima de 10.0 215mm

Truck Invertido

A escolha de um truck de longboard tem uma abordagem um pouco diferente.  Aqui é bastante comum encontrar trucks invertidos, onde os amortecedores ficam virados para fora. Já no street, o ideal são os trucks tradicionais com o amortecedor virado para dentro.

Mas por que alguns trucks de longboard são invertidos?

Basicamente para dar mais estabilidade. O truck invertido é fortemente indicado para skatistas que vão praticar modalidades que envolvem velocidade, por ser mais firme e se sair melhor nas curvas. Já para quem curte um freestyle/street, o truck tradicional, por ser mais maleável, pode ser usado tranquilamente.

Altura do truck

A diferença entre a altura dos trucks é pequena, porém, relevante. E como quase todas as variações de peças em um skate, a altura interfere na estabilidade.

altura do truck

Baixo (Low): quanto mais perto do chão, mais estável o skate fica. Para os praticantes de street, fica mais fácil mandar manobras. Já aos que andam de longboard, eles são indicados para atingir velocidade.  

Médio (Mid): tanto para street quanto para o long, os trucks de skate com altura mediana são indicados para se praticar mais de uma modalidade. E aí vai da experiência do atleta.

Alto (High): ideal para fazer curvas, porém perde na estabilidade.

Configuração do Trucks de Skate

configuração do truck 1. Porca do parafuso central

2. Arruela superior

3. Amortecedor superior

4. Porca do prisioneiro

5. Arruelas

6. Prisioneiro

7. Amortecedor Inferior

8. Parafuso central

9. Base do truck

Amortecedores

Responsáveis basicamente pelo movimento do truck (direita – esquerda), os amortecedores possuem variações na sua dureza. Variando de 80A a 100A, sendo o número menor um amortecedor mais mole, e o maior mais firme. E como você já deve ter deduzido, amortecedores mais moles permitem que o skate faça curvas com facilidade, ideal para manobras de street, dancing e cruising. Já os amortecedores mais rígidos, dificultam o movimento dos trucks, sendo indicados para modalidades que pedem estabilidade, como o downhill slide e speed.

Existem amortecedores no formato Barril e Cônico. E o que você realmente precisa saber sobre eles é que o Barril é mais duro e estável, e o cônico é maleável, indicado para curvas mais agressivas.

Amortecedores duplos e molas: no longboard, é comum encontrar os trucks com amortecedores duplos. Já os trucks com molas fazendo o papel dos amortecedores são mais raros de se encontrar. Mas os dois têm basicamente a mesma finalidade: deixar o movimento mais fácil, permitindo curvas mais rápidas e “moles”.

Parafusos

Seu skate precisará de dois tipos de parafusos, o central e os de base. E o que você precisa saber sobre eles é: não os comprem na loja de ferragens do seu bairro. Prefira os parafusos próprios para a montagem de skate.

Parafuso central: funciona como a espinha dorsal do seu truck. Ele vai ligar o “T” de metal à borracha do amortecedor. É possível encontrar parafusos que são apertados com chave de boca ou chave allen, e isso varia de marca para marca. Uma dica legal é sempre estar verificando se os parafusos não estão tortos e na primeira sensação de que eles vão espanar, troque!

Parafusos de base: um jogo de 4 ou 6 parafusos que ligam a base do truck ao shape. Eles podem ser encontrados com espessuras de 8mm ou 10mm, sendo a de 10mm mais indicada, pois fixa melhor no shape. Assim como o parafuso central, os de base possuem mais de um tipo detr aperto: philips ou allen.

Geralmente seu truck já vem com porcas e arruelas com o tamanho ideal, mas com o tempo, pelo bem do seu skate, compre porcas, arruelas e parafusos novos.

Pads

pads de skate

1 – normal | 2 – angular

São placas de plástico, borracha ou silicone que podem ser encaixadas entre a base do truck e o shape. Essa peça tem duas funções primordiais: deixar o skate mais alto (para evitar que o shape pegue nas rodinhas) e reduzir o impacto e as vibrações do truck no shape. Você também pode encontrar pads angulares muito utilizados em cruiser e longboard, mudando o ângulo do truck e o comportamento de direção do seu skate. A altura dos pads varia entre 2mm a 15mm e o seu uso é opcional.

Ângulo da base do truck

ângulo da base do truck

Se você estiver com a intenção de montar um longboard, fique atento com a inclinação do truck. Os menos inclinados são indicados para as modalidades que atingem alta velocidade, por serem mais firmes. Já os mais inclinados são ideais para quem procura um skate para mandar manobras, praticar o dancing e passear.

É possível encontrar trucks de skate com variações de ângulo que vão entre 20º a 60º. E geralmente os mais indicados são os de 40º e 50º. Há ainda quem diz que o de 50º é perfeito, mas vai da experiência do atleta.

Trucks de precisão

Os trucks de precisão são projetados para oferecer mais firmeza, segurança e resistência para quem vai praticar o downhill e freeride. Enquanto a maioria dos trucks de skate são feitos em moldes (metal derretido), os trucks de precisão são modelados a partir de uma única peça de metal. O processo é feito por uma máquina CNC que vai desgastando o bloco de alumínio e dando forma de truck a ele. Isso os torna muito mais fortes, precisos e caros!

Leia também:
Como escolher o meu primeiro longboard?

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