Blog

Comprar skate: o que você precisa saber para fazer a escolha certa

- -
comprar skate

Se você é iniciante no mundo do skate, saiba que esse é um esporte de aprendizado constante. Da mesma forma que é preciso aprender a se equilibrar, mandar manobras e fazer bonito, também é necessário aprender a como comprar skate. Pois são muitas possibilidades e cada tipo de skate funciona melhor para um tipo de rolê. Então leia nosso artigo e aprenda a escolher o skate ideal para você.

Por onde começar

Estudando. Não parece tão legal quanto simplesmente pegar um skate e sair aprendendo a mandar manobras, mas um pouco de estudo vai garantir que você não compre um skate meia boca ou que você compre um skate ruim achando que é um bom negócio. Por isso conheça todas os estilos e comece a ler sobre eles. Hoje os principais são:

Street: esse é o estilo mais conhecido e praticado de todos. Existem milhares de pistas de skate espalhadas pelo Brasil e a grande maioria é voltado para o street.

street skate board

+ veja onde comprar skate completo para street

Longboard: muito popular entre os skatistas, o longboard é um estilo que está na rua desde os primórdios do esporte. Conhecido por ser grande e chamativo, o longboard agrada os que curtem manobras radicais, os que gostam de skate para passeios e os que procuram um meio de locomoção.

longboard

+ onde comprar skate longboard completo

Vertical: quem já jogou Tony Hawk’s sabe o que é voar alto com um skate. E essa é a proposta do vertical, um estilo conhecido pelas suas pistas em forma de “U” (half-pipes), pelos bowls (que lembram piscinas) e pelas mega-rampas (Big Air). Os skates indicados para o vertical são bem parecidos com o street, porém maiores, mais altos e mais largos.

skateboard vertical

Dentre esses três estilos principais, você encontrará várias outras modalidades derivadas delas, como por exemplo o downhill praticado com longboards ou o freestyle praticado com skates de street.

Se deseja conhecer melhor as modalidades e tipos de skate, assista o vídeo do canal parceiro Essência Skateboard. Ele fala mais sobre o Street, Vertical, Downhill Slide, Longboard Overall, Freeride, Speed, Slalom, Longboard Classic, Dance, Freestyle, Simulador de Surf e Skates adaptados para deficientes físicos.

Você pode se aprofundar mais nos assuntos lendo os conteúdos que postamos aqui no blog da Casa do Skatista. Nós falaremos sobre as modalidades street, vertical e longboard, além de dar dicas sobre peças e o lifestyle skatista. Confira alguns deles a seguir:

– Como escolher o meu primeiro longboard?
-Os 5 rolamentos de skate mais rápidos para street
-As 15 pistas de skate mais insanas do Brasil

Qualidade em primeiro lugar

Você já se arrependeu de ter comprado algo realmente bom? Pois é, na hora de comprar skate a regra é a mesma. Claro que, todo mundo tem o seu orçamento, mas ainda assim é possível buscar o melhor custo benefício e não sair no prejuízo. Por isso, aqui vai algumas dicas de marcas e materiais interessantes para o seu set-up (conjunto de peças).

Shape

Também conhecido como deck ou board, o shape é a parte de madeira do skate onde apoiamos o pé. O material mais indicado e utilizado por skatistas experientes é o maple canadense por ser o mais leve e o mais resistente de todos. Porém o maple é mais caro e, geralmente, é encontrado em shapes importados.

+ onde comprar shapes de maple

E quando assunto é longboard, tanto o maple quanto o bambu é muito interessante para equipar um skate. Ambos são bastante leves e resistentes se comparados com outros materiais

+ onde comprar skate longboard com shape de bambu

Quando se trata de marcas nacionais, é bastante comum encontrar shapes fabricados com marfim e pinho. As duas madeiras são leves, resistentes e aguentam um bom rolê, porém ainda são inferiores ao maple canadense em todos os aspectos. A vantagem é o preço, então se você é iniciante e não quer gastar muito, as marcas nacionais vão te oferecer um bom custo benefício.

+ onde comprar shapes nacionais para street
+ onde comprar shapes nacionais para longboards

diferença entre street e longboardimagens ilustrativas, existem mais tipos e formatos de shapes

Trucks

Possuem formato de “T” e são fabricados em liga de alumínio. Essa peça metálica é responsável por unir o shape nas rodinhas e auxiliar o equilíbrio, com regulagens específicas. Eles precisam ser extremamente resistentes e, quanto mais leves, melhor. Existem vários tamanhos de trucks e cada modelo é indicado para um tipo de skate, então se você deseja saber mais sobre o assunto, confira nosso guia completo sobre trucks de skate.

 

diferença entre truck de street e truck de longboardimagens ilustrativas, existem mais tipos e formatos de trucks

+ onde comprar trucks de skate para street
+ onde comprar trucks para longboards

Rodas

Hoje em dia, quase toda as opções de rodas para skate são fabricadas em PU (poliuretano). E o que você precisa saber é que, dependendo da modalidade escolhida, o tamanho, o formato e a dureza da roda vão variar.

Tamanho: medidas em milímetros, quanto maior for a roda, mais estável ela será.

Dureza: definidas por um número seguido da letra A, por exemplo 80A. Nessa medida, quanto menor for o número, mais macia será a roda e mais aderência ela terá no chão. E quanto maior for o número, mais dura será a roda e mais velocidade ela irá oferecer.

Formato: nas modalidades street e vertical, as rodas utilizadas são com extremidades arredondadas/abauladas. Isso permite que o skatista mande manobras com mais facilidade. Já no longboard, você pode encontrar tanto rodinhas com extremidades retas, quanto arredondadas/abauladas. As retas oferecem mais estabilidade, sendo indicadas para quem procura velocidade. E as arredondadas/abauladas são menos estáveis, porém oferecem mais facilidade na hora de mandar alguma manobra.

diferença entre rodas de street e rodas de longboard

imagens ilustrativas, existem mais tipos e formatos de rodas

 

Confira as especificações indicadas para as principais modalidades:

Modalidade Tamanho Dureza Formato
Street 50-55mm 97A ou superior abauladas
Longboard 64-75mm 75A a 85A abauladas/retas
Vertical 55-65mm 97A ou superior abauladas

+ onde comprar rodas de skate para street/vertical
+ onde comprar rodas de skate para long

Encontre uma loja de confiança

Como você viu, comprar skate envolve estudo, interesse e paciência. Então, se você acha que está preparado para escolher ou montar o seu, basta encontrar uma loja de confiança. A Casa do Skatista é uma empresa que está há vários anos atuando no mercado de skate e tem tudo que você precisa para comprar o seu: as melhores marcas, ótimos preços e confiança de sobra. Visite, conheça e divirta-se.

comprar skate

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.