Blog

A importância do uso do capacete para andar de skate

- -
capacete para andar de skate

Por mais que seja uma medida de segurança muito importante, muitos ignoram a necessidade de usar capacete para andar de skate. Principalmente na cena do street, é muito comum ver pessoas deixando equipamentos de segurança de lado.
Porém, é essencial lembrar que sua segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Há quem diga que capacete é coisa de posers, crianças ou iniciantes, mas, nada disso! Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, cerca de 85 mil adolescentes até 19 anos sofrem algum tipo de acidente envolvendo skate por ano.

Por que usar capacete para andar de skate?

A grande maioria dos esportes radicais devem ser praticados com capacete. No caso do skate, é bom lembrar que você estará andando em alta velocidade em superfícies duras. E quem nunca caiu de skate, não é mesmo? Por mais que esses acidentes sejam leves , sempre vale a pena se prevenir contra situações mais graves.

Uma batida de cabeça no asfalto pode trazer inúmeros problemas. Além de cortes, é possível adquirir uma concussão e fraturas no crânio e no cérebro, podendo inclusive causar a morte. Além de te impedir de continuar andando, acidentes podem causar deficiências e gerar um custo muito alto com despesas médicas.

Além do impacto, outras coisas podem te machucar enquanto anda de skate sem capacete, como por exemplo objetos duros e cortantes. Devido à alta velocidade, nem sempre é possível desviar e evitar acidentes. Então, por que não investir em um capacete para andar de skate, que ficará muito mais barato?

Diversos capacetes contam com outras proteções, como forro a prova de bactérias e ventilação que ajuda na hora de controlar o suor da cabeça. A maioria dos capacetes de qualidade contam com proteção extra, vindo em forma de espumas de alta densidade e outras formas. É interessante também escolher modelos com algum tipo de certificação, como por exemplo o selo do INMETRO, no caso de nacionais, ou CPSC, para os americanos.
Caso você ainda esteja crescendo, deve trocar de capacete sempre que ficar desconfortável. Se já é adulto, o recomendado é trocar de capacete sempre que esse for danificado ou pelo menos a cada cinco anos.

Escolhendo o capacete de skate ideal

Não basta apenas comprar qualquer capacete, você precisa escolher aquele que seja ideal para seu uso e no tamanho adequado. Primeiramente, veja se ele está plano na cabeça e assentado abaixo da testa. Capacetes que formam uma espécie de “v” nas orelhas são ideais.

Procure também por capacetes com boas fivelas, para que você consiga prender o equipamento na cabeça de forma firme. Mas cuidado para não apertar muito! Prenda de uma forma que você consiga colocar dois dedos entre a correia do capacete e seu queixo.

Os capacetes que possuem almofadas removíveis e instaláveis são uma boa pedida. Esses modelos oferecem maior personalização e conforto. Verifique também se você consegue se mexer normalmente, além de não interferir na visão e audição.

Caso vá comprar capacete online, fique ligado nos materiais e tamanhos disponíveis. Na Casa do Skatista, você encontra tabelas com os tamanhos dos capacetes. Com a ajuda de uma fita métrica, você pode medir sua cabeça e, assim, comprar o produto mais indicado.

Um bom capacete de skate vai te proteger e te ajudar a continuar praticando skate durante muito tempo. Vale a pena investir em um capacete e garantir rolês ainda melhores!

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.