Blog

As melhores rodas de longboard para downhill slide

- -
rodas de longboard

Se você gosta de andar de skate na velocidade, com certeza vai adorar se aventurar no Downhill. Que consiste em descer ladeiras com muita adrenalina. E para reduzir velocidade é muito importante saber mandar slides (derrapar) e utilizar rodas ideais para isso. Pois caso a roda não seja própria para slides, ela pode deformar muito rápido ou até mesmo travar ao invés de derrapar e ejetar o skatista.

É possível realizar Slides com diversos tipos de skate, e cada um deles funciona melhor com determinado tipo de roda. O mais comum é utilizar shapes sem nose, algumas vezes com tail, e com rodas de longboard de dureza entre 75A e 90A. Que permite  que você ande em maior velocidade e mande slides bem esticados ou drifts em curvas. Esse estilo é conhecido como Freeride e é bem popular em todo o mundo. As rodas de longboard para Freeride tem em média 60mm à 70mm de diâmetro e cantos arredondados para facilitar nos slides.

Um modelo de rodas de longboard bastante utilizado no Freeride são as Rodas Sector 9 Butterballs. Elas possuem três versões diferentes, duas na cor branca com dureza de 80A. E variam entre 65mm e 70mm e uma versão transparente na cor verde com dureza de 75A. A Sector 9 é uma das marcas mais tradicionais no Downhill, que sempre investe em tecnologia, produzindo produtos com alta qualidade e performance.

As rodas que possuem cantos retos são melhores para andar de Downhill Speed em alta velocidade com poucos slides. São ideias para quem deseja alcançar velocidade máxima no skate. Como é na modalidade Downhill Speed. Neste caso o ideal são rodas bem macias. Com dureza de 75A até 85A, diâmetro acima de 70mm com a área de contato (largura) de aproximadamente 50mm. Com essa configuração é possível conseguir uma grande velocidade sem perder a estabilidade.

É possível também fazer Downhill com rodas de longboard mais secas. Apesar de não desempenhar tanta velocidade quanto às rodas macias, fazem com que os slides saiam com maior facilidade. Sem precisar colocar muita força. Nesse caso o ideal é utilizar shapes com Tail e Nose que permitem uma enorme variedade de manobras, mesclando até mesmo com street. Este estilo pode ser chamado de Longboard Overall, e é uma modalidade desenvolvida aqui no Brasil que vem ganhando cada vez mais espaço em todo o mundo.

Para o rolê de Longboard Overall, o ideal é usar rodas com dureza acima de 90A, e tamanho de 60mm até 65mm. Como por exemplo as Rodas para Longboard Crazynboard Pro Model Fabrício Rodrigues com diâmetro de 62mm e dureza de 103A. É uma roda nacional de alta qualidade com preço acessível que funciona muito bem nas ladeiras e também em pistas. Se você curte andar em todos os terrenos e quer usar o mesmo skate para isso, essa é uma boa pedida.

Existe também a possibilidade de fazer Downhill com um skate de tamanho convencional. Com aproximadamente 32 polegadas de comprimento e largura acima de 8.5”. Nesse caso as rodas devem ser bem secas, com dureza acima de 100A, diâmetro de 58mm a 62mm, e utilizar trucks largos, entre 149mm e 160mm. Com esse tipo de skate é possível andar com uma velocidade maior do que no Longboard Overall. E mandar manobras bem técnicas, como deslizar longas distâncias em apenas duas rodas, ou realizar muitos giros. Esse é um estilo muito agressivo e também criado no Brasil, chamado por aqui de Downhill Slide ou Tech Slide em outros países.

As rodas mais utilizadas para Downhill Slide são as Bones SPF, que possuem material super resistente que aguenta os slides sem deformar como a maioria das demais marcas. Existem diversos modelos da Bones que utilizam essa fórmula, alterando o diâmetro e área de contato, que influenciam na sua velocidade e aderência.

Escalas A, B e D

As rodas da escala B são bem mais duras, o equivalente a uma A com 20 pontos a mais. Ou seja, uma 103a é equivalente a uma 83b. Essa modificação foi criada para que a escala comporte rodas mais resistentes.
A escala D conta com as rodas com maior dureza do mercado, como a Roda Black Sheep Downhill Slide de 63mm de diâmetro e dureza de 53d. Essas rodas na escala D são perfeitas para quem é mais exigente, contudo, são raras no Brasil.

Pesquise!

Se você conta com amigos que praticam downhill slide, não tenha vergonha em pedir ajuda na escolha. Sempre que possível, teste o maior número de rodas para garantir que seu investimento valerá a pena.

Com bastante pesquisa e paciência, você encontrará as rodas de longboard para praticar downhill slide ideal para você. Boas manobras! Aproveite e conheça as 15 pistas de sakate mais insanas do Brasil.

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.